Grão de milho escurecido possui menos qualidade?

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Quando um grão de milho escurece, isso geralmente indica que ele está passando por um processo de deterioração e perda de qualidade.

Grãos de milho escurecidos geralmente têm uma qualidade inferior, tanto em termos de sabor quanto de valor nutricional. Portanto, é importante armazenar o milho adequadamente em condições secas e frescas para evitar o escurecimento e a deterioração.

Além disso, a qualidade dos grãos de milho também pode ser afetada pelo momento da colheita e pelos métodos de processamento e armazenamento utilizados.

O próprio Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recomenda que os grãos queimados em secadores devem ser classificados como ardidos. A presença de grãos ardidos é indesejável para as diversas utilizações que o milho possa ter.

No processamento por moagem úmida, pode acarretar o aparecimento de pontos pretos, a diminuição da viscosidade do amido e o aumento de acidez do gérmen. Na moagem seca, provoca também o aparecimento de pontos pretos, rancidez e aparecimento de odor nos produtos finais.

Para a manufatura de ração, pode alterar as propriedades nutricionais da matéria-prima, diminuindo, por exemplo, a energia metabolizável. Contudo, a maior preocupação com a presença de grãos ardidos está relacionada, seja qual for o destino dado ao milho, à maior possibilidade de presença das micotoxinas (Gloria et al., 2004), toxinas produzidas por algumas espécies de fungos, que podem ter se desenvolvido no grão que, agora, se apresenta com aspecto ardido.

Fique atento e garanta a boa qualidade do alimento!

Garanta o melhor desempenho do seu rebanho com análises confiáveis! 
(54) 9 9603.8992 • Link na bio

Outras Notícias

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Ajuste o fornecimento nutricional diretamente no campo, ganhe tempo e aumente a produtividade do rebanho

Os investimentos na atividade pecuária são altos e os custos com nutrição giram de 40% a 60% do total aplicado.

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Creche, crescimento e terminação A melhor alimentação de suínos por fase

O produtor que deseja uma alta rentabilidade, tem o desafio de melhorar a eficiência da alimentação de suínos por fase produtiva. Confira algumas dicas:

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Nós guiamos o produtor visando tornar o produto competitivo e lucrativo

Para que o produtor consiga obter bons lucros com a sua atividade, ele precisa estar atento a todas as etapas da criação e ao manejo de que cada uma delas necessita.

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Empresa Nutrivital recebe demonstração do equipamento NeoSpectra

Empresa Nutrivital recebe demonstração do equipamento NeoSpectra O sócio-proprietário do Labnutris e distribuidor NeoSpectra, Junior Ferro, visitou a empresa Nutrivital – Saúde e Nutrição Animal, em Irati (SC) no dia 17 de abril. O objetivo foi apresentar o equipamento NeoSpectra e realizar demonstrações de seu funcionamento.

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Conheça as principais características do aparelho NeoSpectra e suas aplicações

O NeoSpectra Scanner é como um laboratório em sua mão pronto para trazer insights instantâneos para seu processo ou linha de produção.