
A digestibilidade é o fator que revela qual o potencial que um ingrediente tem de ser digerido, absorvido e aproveitado pelo organismo do animal, seja em nutrientes ou em energia.
Conhecer esse coeficiente é de grande importância na hora da tomada de decisões de empresas formuladoras de ração e alimento animal.
Isso porque ele ajudará na escolha das matérias-primas ideais de acordo com a espécie e o tipo de alimentação a ser produzida.
DFDN 12, 24, 30 ou 48 - A digestibilidade do FDN avalia o quanto da fibra tem potencial de ser digerida pelo animal. Calculada a partir da relação entre aFDNmo e uFDNmo.
Vários programas de equilíbrio de ração utilizam qualquer um desses pontos de tempo ou combinações deles.
O momento apropriado dependerá do programa que está sendo utilizado.
uFDNmo 12, 24, 30, 48, 72, 96, 120 ou 240 - uFDNmo é o aFDNmo não digerido remanescente após digestão in vitro em algum ponto do tempo. Os primeiros momentos podem descrever a forma de uma curva de digestão, enquanto pontos de tempo mais longos medem a extensão da digestão.
As escolhas sobre os pontos de tempo apropriados são ditadas pelo tipo de ração sendo analisado e o programa de ração no qual os dados serão usados.