-Ácido Lático - Produzido durante o processo de fermentação de alimentos ensilados. Altos níveis de de ácido lático estão associados a fermentações de alta qualidade.O ácido lático deve ser pelo menos 65 a 70% do total de ácidos de silagem em boa silagem. O ácido lático deve ser o ácido primário em boa silagem Por ser mais forte que outros ácidos na silagem (acético, propiônico e butírico), e, portanto, geralmente é responsável pela maior parte da queda do pH silagem. Além disso, fermentações que produzem ácido lático resultam nas menores perdas de MS e energia da cultura durante o armazenamento.
-Ácido Acético - É produzido durante a ensilagem. Níveis elevados de ácido acético são uma indicação de má fermentação em alimentos fermentados naturalmente.Silagens extremamente úmidas (>25% MS), fermentações prolongadas (devido à alta capacidade de buffering), embalagem solta ou enchimento lento de silo podem resultar em silagens com altas concentrações de ácido acético (>3 a 4% de MS). Em tais silagens, a energia e a recuperação de MS são provavelmente menos do que o ideal. Silagens tratadas com amônia também tendem a ter concentrações mais elevadas de ácido acético do que a silagem não tratada, pois a fermentação é prolongada pela adição da amônia que eleva o pH .O uso do inoculante microbiano (Lactobacillus buchneri) projetado para melhorar a estabilidade aeróbica das silagens causa concentrações mais altas do que o normal de ácido acético em silagens.No entanto, a produção de ácido acético deste organismo não deve ser confundida com uma má fermentação e alimentação de silagens tratadas com alta concentração de ácido acético não parece causar efeitos negativos na ingestão animal.
-Ácido Butírico - Produzido apenas durante fermentações pobres. Uma alta concentração de ácido butírico (> 0,5% de MS) indica que a silagem sofreu fermentação clostridial, que é uma das fermentações mais pobre. As silagens altas no ácido butírico são geralmente baixas em valor nutritivo e possuem níveis mais altos de FDA e FDN porque muitos dos nutrientes solúveis foram degradados. Tais silagens também podem ser elevadas em concentrações de proteínas solúveis e podem conter pequenos compostos protéicos chamados aminas que, às vezes, têm mostrado afetar negativamente o desempenho animal.
-Ácido Propiônico - A maioria das silagens contém concentrações muito baixas de ácido propiônico (>0,2 a 0,3%) a menos que a silagem esteja muito úmida (<25% MS). Em silagens com concentrações mais típicas de MS (35 a 45% MS), as concentrações de ácido propiônico podem ser indetectáveis.