Podemos considerar que o termo processamento de grãos está relacionado ao processo da quebra dos grãos no momento da colheita, formando pequenas partículas menores que ¼ do grão e que permitem que as porções de amido fiquem prontamente disponíveis para ação das bactérias ruminais, favorecendo de forma mais eficiente a absorção deste nutriente pelo animal.
Outra relação que pode ser observada é que o mal processamento dos grãos resulta em maior participação de amido nas fezes dos animais. Esses ajustes são fundamentais para garantir um adequado processamento dos grãos, o que afeta de forma positiva a digestibilidade do amido, pois grãos corretamente quebrados significam absorção maximizada de amido.
Alguns trabalhos demonstram que a redução do amido nas fezes resulta em maior eficiência de utilização da energia da dieta pelo animal e, consequentemente, maiores produções de carne e leite. Como exemplo, se o teor de amido nas fezes for reduzido de 5% para 1,5%, teremos um ganho energético para a produção de quase 1,2 litros de leite a mais por vaca/dia, considerando a mesma silagem de milho.
A análise nutricional realizada pelo Labnutris pode identificar se as porções alimentares fornecidas aos seus animais estão de acordo com as necessidades nutricionais do seu rebanho e garantir uma maior produtividade.
(54) 9 9603-8992 • Link na bio