É através da nutrição que o organismo do animal, assimila os nutrientes existentes no alimento, transformando-os em leite ou carne, com qualidade e eficiência.
Alguns fatores como manejo, gestão e genética são essenciais para a produtividade pecuária. Porém, como vimos anteriormente, a incrementação da alimentação dos bovinos, para que tenham uma nutrição de qualidade é um grande desafio para os pecuaristas.
Em um sistema de produção de leite, a alimentação custa cerca de ⅔ dos gastos com produção. No sistema de produção de gado, quanto maior a intensificação, maior a necessidade de ração. E é por isso, principalmente, que se faz necessário o uso da nutrição como uma ferramenta aliada para a produção de um sistema produtivo equilibrado.
A boa nutrição do rebanho, garante uma maior produção de leite e carne, e consequentemente aumento no lucro de pecuarista. Uma alimentação falha, pobre em nutrientes, pode ocasionar diversas doenças, baixa produtividade, perda de peso e diversos outros prejuízos.
A nutrição do animal deve suprir toda a sua necessidade em proteínas, fibras, minerais e energia, caso contrário o objetivo estabelecido pelo produtor não será alcançado, causando variações no desempenho e produtividade do rebanho.
Por isso é extremamente necessário fornecer uma ração de qualidade, em todas as etapas de produção, desde a cria até a produção de leite, que supra todas as necessidades do rebanho.
Nós possuímos uma equipe qualificada para ajudar você a analisar e ter certeza da qualidade da alimentação do seu rebanho.