A importância dos sais minerais na dieta de bovinos em reprodução

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Os minerais são elementos que estão envolvidos em todas as vias metabólicas do organismo dos bovinos, desempenhando papéis essenciais nas suas funções fisiológicas vitais como: crescimento e manutenção de tecidos corporais, regulação de processos corporais e regulação do uso de energia dentro das células. 

Os sais minerais apresentam-se como item indispensável na composição das dietas bovinas, tendo em vista que leva a melhora da produção de leite, aumenta a taxa de natalidade, aumenta o peso à desmama, diminui a idade de abate, entre outros benefícios. 

Muitos problemas reprodutivos são causados pelo consumo insuficiente de energia e de proteína. Porém, muitas pastagens, como as cultivadas no Brasil, são também deficientes em fósforo (P), zinco (Zn), cobre (Cu), cobalto (Co), iodo (I), sódio (Na) e selênio (Se), o que ocasiona redução no consumo e no aproveitamento do alimento; assim, os transtornos reprodutivos são causados indiretamente, o que dificulta a identificação dos sinais específicos da(s) deficiência(s). Geralmente a deficiência mineral é de vários elementos ao mesmo tempo, acompanhada por problemas infecciosos, especialmente nas carências dos microelementos, que podem aumentar a susceptibilidade a infecções. As deficiências severas possuem sinais característicos, enquanto que as carências leves, possuem sinais pouco característicos podendo gerar redução na ingestão e na utilização do alimento, queda na taxa de crescimento, baixa fertilidade e redução na produção de leite.

A suplementação mineral é essencial, nós ajudamos você a encontrar o melhor sal mineral, com análises de confiança e resultados ágeis! 

 Entre em contato e saiba mais.

 (54) 9 9603.8992 • Link na bio

Outras Notícias

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Equipamentos NeoSpectra são entregues na Vilomix

O Labnutris, sempre comprometido com a inovação e qualidade no setor de nutrição animal, realizou recentemente a entrega de dois equipamentos NeoSpectra na empresa Vilomix, localizada em Nova Itaberaba, Santa Catarina. Essa parceria visa reforçar o compromisso de ambas as empresas com a excelência na nutrição de suínos, bovinos e aves.

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Análises de extrato de etéreo

Uma nutrição de qualidade é fundamental para garantir o desempenho e a saúde dos animais. A análise de Extrato Etéreo (EE) identifica o teor de gordura presente nos alimentos, um componente vital para a energia das dietas. Esse procedimento avalia a quantidade de lipídeos no alimento, ajudando a compor uma nutrição equilibrada e direcionada para cada fase de desenvolvimento do animal.

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Saiba como análises nutricionais precisas podem aumentar a produtividade e lucratividade em rebanhos de corte

As estratégias nutricionais são protocolos elaborados conforme as peculiaridades e necessidades de cada fazenda. Além da importância de executar um bom manejo das pastagens, é fundamental oferecer suplementação na seca, um composto enriquecido com todos os nutrientes necessários para suprir as carências e maximizar o potencial de ganho de peso em cada fase de vida do gado.

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Análises diretamente no campo e com resultados na hora: Conheça o NeoSpectra

O grande diferencial do aparelho Neospectra é este, análises diretamente no campo e com resultados na hora. Sua flexibilidade e praticidade garantem dados precisos e ágeis para o produtor adequar sua produção e alcançar os melhores resultados na nutrição animal.

Labnutris Laboratório de Análises Físico-Quimicas de Nutrição Animal

Fibras na alimentação dos equinos

As fibras têm um papel fundamental na nutrição dos equinos, elas são essenciais para garantir fonte de lastro, que realiza a limpeza digestiva, além de fornecer energia e promover a saúde mental dos animais.