Os minerais são elementos que estão envolvidos em todas as vias metabólicas do organismo dos bovinos, desempenhando papéis essenciais nas suas funções fisiológicas vitais como: crescimento e manutenção de tecidos corporais, regulação de processos corporais e regulação do uso de energia dentro das células.
Os sais minerais apresentam-se como item indispensável na composição das dietas bovinas, tendo em vista que leva a melhora da produção de leite, aumenta a taxa de natalidade, aumenta o peso à desmama, diminui a idade de abate, entre outros benefícios.
Muitos problemas reprodutivos são causados pelo consumo insuficiente de energia e de proteína. Porém, muitas pastagens, como as cultivadas no Brasil, são também deficientes em fósforo (P), zinco (Zn), cobre (Cu), cobalto (Co), iodo (I), sódio (Na) e selênio (Se), o que ocasiona redução no consumo e no aproveitamento do alimento; assim, os transtornos reprodutivos são causados indiretamente, o que dificulta a identificação dos sinais específicos da(s) deficiência(s). Geralmente a deficiência mineral é de vários elementos ao mesmo tempo, acompanhada por problemas infecciosos, especialmente nas carências dos microelementos, que podem aumentar a susceptibilidade a infecções. As deficiências severas possuem sinais característicos, enquanto que as carências leves, possuem sinais pouco característicos podendo gerar redução na ingestão e na utilização do alimento, queda na taxa de crescimento, baixa fertilidade e redução na produção de leite.
A suplementação mineral é essencial, nós ajudamos você a encontrar o melhor sal mineral, com análises de confiança e resultados ágeis!
Entre em contato e saiba mais.
(54) 9 9603.8992 • Link na bio