O ambiente em que a ave se encontra exerce influência no consumo de água, ração e gasto energético, afetando diretamente os índices zootécnicos.
- A exposição ao frio, pode comprometer o desempenho dos lotes, provocando desuniformidade.
- Em aves matrizes é observada uma diminuição da produção de ovos, um aumento da mortalidade, principalmente de refugos, e uma expressiva queda da eclodibilidade e fertilidade.
- Prejudica a alimentação e pode causar a desidratação nas aves, pois estas permanecem mais apáticas e com pouca movimentação.
- A mortalidade, principalmente de aves jovens, tende a aumentar, e é causada pela síndrome da morte súbita, e pelo amontoamento das aves na tentativa se aquecerem-se.
- O estresse térmico das aves no inverno pode provocar uma queda na imunidade, favorecendo o aparecimento de desafios sanitários.
- Problemas respiratórios são comumente visualizados nos lotes, e na maioria das vezes, são causados pela diminuição de ventilação nos aviários, medida realizada pelos produtores com a falsa impressão de que diminuindo a ventilação possam aquecer as aves.
Para diminuir o impacto negativo de dias frios na avicultura, é importante observar a estrutura e equipamentos dos aviários, além de ter cuidados específicos com a nutrição das aves. Conte com nosso laboratório.