O farelo de soja é o ingrediente proteico de maior entrada na dieta para monográsticos, portanto o controle de qualidade dessa matéria-prima é importante para garantir um bom desempenho dos animais a campo. O grão de soja cru contém diversos fatores anti-nutricionais e fatores alergênicos que são inativados por tratamento térmico durante o processamento.
Para conferir se o processamento térmico do grão foi adequado, existem análises técnicas que são empregadas, como a solubilidade em KOH 0,02% e o teste de atividade ureática. A solubilidade em KOH avalia a qualidade do processamento e inativação dos fatores anti-nutricionais. Valores acima de 75% de solubilidade proteica indicam maior qualidade biológica da proteína e aproveitamento de aminoácidos pelo trato gastrointestinal.
O valor nutritivo do farelo de soja está diretamente relacionado com a qualidade do processamento que o grão foi submetido. Quando o processamento é realizado de forma adequada, o farelo apresenta um alto teor de proteína bruta, boa composição de aminoácidos e os fatores anti-nutricionais são desativados de forma correta.
No Labnutris, você encontra uma equipe especializada que oferece resultados confiáveis e precisos em análises químicas de nutrição animal, assegurando o máximo desempenho na criação de seus animais.
Entre em contato e saiba mais.