Os cereais de inverno são ótimas opções na alimentação animal, por serem fontes de proteínas e fibras.
Para a silagem de cevada, recomenda-se ensilar no estágio de grão pastoso, pois facilita a colheita de biomassa e obtém-se uma boa preservação dos nutrientes via fermentação.
O teor de matéria seca deve estar próximo aos 35%. É importante triturar bem o material a ser ensilado em partículas de 0,5 a 5,0 cm de comprimento, compactar bem no silo buscando reduzir a presença de oxigênio e a perda por respiração, permitindo a condição de anaerobiose, cuidados indispensáveis para conseguir-se o baixo pH em curto período, para estabilização da forragem.
Dentre as principais vantagens, destacam-se:
- Ótima característica bromatológica e elevada digestibilidade da matéria seca;
- A cevada é uma planta de clima frio e foi adaptada para produzir em regiões de clima temperado por meio do desenvolvimento de cultivares específicos para essas condições locais;
- Os níveis de energia da silagem de cevada podem variar de acordo com a época, o local de cultivo, sanidade das plantas e, principalmente, do ponto de corte do material;
- O processamento afeta o local, a taxa de digestão e, também, a taxa de passagem dos grãos. Por isso, é necessário que seja feito adequadamente.
Realizando análises de amostras da silagem, você garante a certeza e segurança de oferecer a melhor nutrição para seus bovinos.