Os principais sintomas que indicam deficiência mineral no rebanho são apetite depravado, redução do apetite, aspecto fraco ou doentio, anomalias dos ossos, fraturas frequentes, anomalias da pele, baixa produção, fertilidade e resistência a doenças.
As deficiências podem ocorrer sob diversos graus, indo de severas com complicações mais ou menos graves até leves com sintomatologia não específica resultando em desenvolvimento lento, problemas de fertilidade, baixo rendimento de carcaça e pouca produção de leite.
O diagnóstico experimental consiste na administração do mineral que se suspeita deficiente em um grupo de animais mantido em pastagem suspeita de ser carente, em comparação a um grupo nas mesmas condições mantido como controle. O principal parâmetro para avaliação é a variação do peso durante a experimentação. Outros parâmetros, como o índice de fertilidade, podem também ser avaliados. Embora a experimentação seja um excelente meio de diagnóstico no estudo das deficiências minerais, fatores como custo, viabilidade e tempo devem ser levados em consideração.
O manejo geral com ênfase para a nutrição, principalmente a suplementação mineral adequada, considerada a base para a produção mais rentável, deve ser efetuado de maneira correta nas propriedades com o intuito de melhorar o desempenho da produção.
Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.
(54) 9 96038992