Considera-se um aditivo, toda substância, micro-organismo ou produto formulado, adicionado intencionalmente aos produtos, que não é utilizada normalmente como ingrediente animal, tenha ou não valor nutritivo e que promova uma melhora no ambiente ruminal, favorecendo a fermentação e contribuindo para melhorar o desempenho animal.
Os aditivos tecnológicos e sensoriais, como antifúngicos, adsorventes, conservantes, aglutinantes, estabilizantes, corantes e aromatizantes são utilizados pelo setor industrial, enquanto os demais aditivos são empregados em toda cadeia da nutrição animal.
Os aditivos nutricionais são todas as substâncias utilizadas para manter ou melhorar as propriedades nutricionais do produto, como vitaminas; minerais; aminoácidos e ácidos graxos de cadeia longa.
Os aditivos zootécnicos são substâncias utilizadas para auxiliar na melhoria do desempenho animal, como ionóforos, leveduras, probióticos, enzimas, tamponantes para o rúmen, ácidos orgânicos e extrato de própolis.
Apesar dos vários benefícios dos aditivos, é válido lembrar que eles não corrigem problemas nutricionais e nem dietas mal formuladas. Os aditivos funcionam como um ajuste fino da nutrição, e é necessário realizar análises nutricionais para que a dieta seja adequada e os resultados com aditivos sejam satisfatórios.
Garanta o melhor desempenho do seu rebanho com análises confiáveis!
(54) 9 9603.8992