Para conseguir os melhores resultados, é preciso otimizar cada parte do trabalho da criação, mesmo as que pareçam menores e mais simples, como é o caso do cocho para gado de corte.
• Material do cocho
- Madeira - É excelente, porém tem um alto custo e não é tão fácil de limpar. Cochos de concreto costumam ser baratos, muito duráveis e de fácil limpeza.
- Aço - Não são indicados para suplementos com minerais, pois o sal pode corroer o cocho.
- Barris de plástico reaproveitados - Se tornaram uma opção popular de cocho e são uma boa escolha.
- Pneus - Não são indicados como cocho para alimentos, pois soltam pequenos arames que podem ferir os bovinos. Por outro lado, eles são uma opção interessante para confeccionar a cobertura.
• Altura e localização
O cocho em locais em que bezerros se alimentam precisa ter aproximadamente 40 cm de altura. Pastos em que estão os animais em crescimento podem ter cochos com 70 cm de altura. Já onde estão animais adultos para engorda, a instalação deve ser feita a cerca de 1 m do chão.
Sobre a localização, é importante deixar o cocho próximo aos bebedouros e outras fontes de água, que são locais que os animais vão naturalmente.
• Tamanho do cocho
Para calcular o tamanho do cocho é preciso considerar o tipo de suplementação e quantidade de animais que será suplementada. Bois vivem em grupos e se alimentam juntos, então, um espaço muito apertado pode gerar brigas e outros comportamentos de dominância negativos.
- Sal mineral — 5 cm/animal
- Proteinado de baixo consumo — 15 cm/animal
- Proteico energético — 25 cm/animal
- Ração de semiconfinamento — 30 a 40 cm/animal
- Confinamento — 30 a 40cm/animal
Para garantir a qualidade do que é oferecido aos animais, conte com a qualidade, confiança e agilidade de nosso laboratório.