A interação animal e ambiente deve ser considerada quando se busca maior eficiência na exploração pecuária, pois as diferentes respostas do animal às peculiaridades de cada região são determinantes no sucesso da atividade produtiva.
A temperatura do ar é considerada o fator climático com influência mais importante sobre o ambiente físico do animal. Dentro de uma ampla faixa de temperatura, podem ser definidas zonas térmicas que proporcionam maior ou menor conforto aos animais. Os animais para terem máxima produtividade dependem de uma zona de conforto térmico, onde ocorre gasto mínimo de energia para manter a homeotermia. A zona de conforto térmico é definida por limites de temperaturas: crítica superior e inferior.
As estratégias nutricionais para aliviar o efeito do estresse calórico em animais de produção não são efetivas sem o aperfeiçoamento da eficiência bioenergética e considerações econômicas. O manejo nutricional nos períodos mais quentes do ano deve incluir o fornecimento de “dietas frias”, dietas de alta densidade energética, além de suplementação adicional de minerais e manter a disposição de água de boa qualidade.
Para garantir ainda mais qualidade na alimentação do seu rebanho contamos com uma equipe especializada e capacitada, oferecendo análises de qualidade e agilidade na entrega dos resultados.
Entre em contato agora mesmo!
(54) 9 9603.8992