As proteínas são nutrientes orgânicos nitrogenados presentes em todas as células vivas, portanto, são essenciais à vida de todo animal.
Todos os animais necessitam receber uma quantidade de proteína e, além disso, para o homem, suínos, aves, cães entre outros, a quantidade é tão importante quanto a qualidade. O mesmo não acontece com os bovinos, ovinos e equinos. A proteína forma o principal constituinte do organismo do animal, sendo indispensável para o crescimento, a reprodução e a produção. As proteínas de origem vegetal diferem entre si das de origem animal. Cada espécie animal tem suas proteínas específicas e seus órgãos, tecidos e fluidos contêm proteínas diferentes. Não há duas proteínas que sejam iguais em sua ação fisiológica.
Os ruminantes e equinos apresentam exigências proteicas mais simples que os suínos e aves. Isto se verifica porque as bactérias e outros microorganismos existentes no rúmen, no ceco e intestino grosso dos equinos elaboram, a partir das formas mais simples de nitrogênio, as proteínas que constituem suas células. Posteriormente, esses microorganismos morrem e são digeridos, sendo suas proteínas aproveitadas pelo organismo do animal, as quais proporcionam todos os aminoácidos essenciais.
Ficou com dúvida se o alimento da sua criação está sendo suficiente em proteínas?
Entre em contato e converse com um de nossos especialistas.
(54) 9 96038992