A saúde intestinal dos ruminantes é importante para obter um animal mais produtivo e lucrativo. Ela pode ser mantida por meio de alguns pilares, como: microbioma, barreira e imunidade intestinal.
- A microbiota intestinal é composta por diversos microorganismos que habitam o trato gastrointestinal, desempenhando um papel fundamental na manutenção da saúde e bem-estar dos animais. A sua composição pode ser influenciada por diversos fatores como a alimentação, idade, genética, ambiente e saúde do animal. Quando saudável, a microbiota promove uma melhor digestão, crescimento e desempenho dos bovinos, regulação do sistema imunológico e previne doenças gastrointestinais.
- A barreira intestinal dos bovinos é formada pelas células epiteliais, que mantêm a integridade física do intestino, pela camada de muco e pelas células imunes presentes na parede do intestino, que atuam como mecanismos de proteção contra a entrada de substâncias nocivas, como patógenos e toxinas. É fundamental manter a barreira intestinal íntegra por meio de uma alimentação adequada, uso de aditivos alimentares e probióticos, além de um manejo adequado dos animais.
- O sistema imunológico intestinal dos bovinos envolve a interação entre as células imunológicas presentes na parede do intestino, a microbiota intestinal e os componentes da dieta. A manutenção da saúde intestinal dos bovinos requer uma abordagem multifatorial, que inclui uma microbiota equilibrada, uma barreira intestinal saudável e um sistema imune fortalecido, com o objetivo de prevenir distúrbios digestivos, infecções e doenças e garantir o bem-estar dos animais.
A qualidade e composição dos alimentos oferecidos podem afetar diretamente a saúde e o desempenho dos animais, e por isso é importante monitorar constantemente sua composição nutricional. Entre em contato conosco!