FDA - Fibra de Detergente Ácido. Esta fração de fibra é geralmente definida como a porção da amostra consistindo em celulose e lignina.
FDA é um fator importante no Cálculo de VRF e programas de equilíbrio de ração antecipada usaram FDA para calcular diretamente valores de energia. Geralmente as amostras com menores quantidades de FDA são consideradas de maior qualidade.
aFDN (w/Na2SO3) - Fibra detergente neutra medida com amilase e sulfito de sódio é geralmente definido como a porção de uma amostra que consiste em hemicelulose, celulose e lignina. aFDN é um componente nutricional chave que é importante para VRF, QRF e quase todos os cálculos modernos de energia. As adições de amilase e sulfito de sódio são adaptações para corrigir contaminação de amido e proteína no método FDN original. Geralmente as amostras com menores quantidades de FDN são considerado de maior qualidade.
aFDNmo (w/Na2SO3) - aFDNmo é o mesmo que aFDN, com a exceção de que foi corrigido para contaminação por cinzas. Uma vez que a sílica não é solúvel em neutro detergente, as amostras com contaminação do solo podem ter valores de aNDF artificialmente altos. aFDNmo é uma medida melhor de fibra nesses alimentos. “Mo” é a designação para base da matéria orgânica.
Lignina (ácido sulfúrico) - A lignina é considerada indigesta, portanto alta Os valores de lignina estão associados a alimentos de baixa qualidade. A lignina é usada para definir a fibra digestibilidade em muitos cálculos de energia, mas está sendo rapidamente substituída por medidas de digestibilidade da fibra como NDFD e uNDF.
Lignina% FDN - Um valor calculado que expressa a lignina como uma porcentagem do NDF. Esta foi uma das primeiras formas de avaliar a digestibilidade da fibra.